Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    TRE-BA cassa os prefeitos de Campo Formoso e Amélia Rodrigues

    há 11 anos

    Com voto de desempate da Presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA), Desembargadora Sara Brito, a Corte Eleitoral baiana cassou, na manhã desta quarta-feira (22/5), o diploma do prefeito de Campo Formoso (BA), Adolfo Emanuel Monteiro de Menezes (PSD), e o de seu vice, Eurico Soares do Nascimento. Eleito em 2012, o prefeito é acusado de abuso de poder econômico e uso indevido de meio de comunicação. A determinação é que seja realizada nova eleição no município.

    A decisão ainda pode ser contestada por meio de embargo de declaração ao próprio TRE ou através de recurso especial no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O afastamento do prefeito do cargo só poderá ocorrer após a publicação dos acórdãos (decisão do TRE) com os julgamentos dos eventuais embargos de declaração impetrados pela sua defesa.

    Amélia Rodrigues

    Acusado de improbidade administrativa e com as contas do exercício de 2009 rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Município (TCM), foi cassado por decisão unânime do TRE, nesta terça-feira (21/5), o prefeito de Amélia Rodrigues, Antônio Carlos Paim Cardoso, o Toinho do PT.

    Conforme o artigo 216 do Código Eleitoral, o prefeito de Amélia poderá se manter no cargo enquanto o TSE não apreciar o caso em decisão definitiva. Nos dois casos, a defesa tem um prazo de três dias para recorrer da decisão, a contar da data de sua publicação.

    SM

    • Publicações2124
    • Seguidores284449
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações59
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tre-ba-cassa-os-prefeitos-de-campo-formoso-e-amelia-rodrigues/100526949

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)